segunda-feira, 19 de março de 2012

Comentário ao cartoon "Fuga", por Alice Correia

   Eu escolhi este cartoon cujo nome é “Fuga”, do pintor Kotbas Muammer da Turquia, porque a achei bastante interessante e colorida. A imagem foi publicada no jornal Manset Gazetesi em 2007. para aceder ao jornal clique aqui.
    Neste cartoon estão representadas duas pessoas, a discutir, e uma pessoa que represente um criança  a assistir, esta imagem representa a violência que existe entre famílias.
    A cor que mais se destaca é o amarelo das  personagens que estão a discutir e da estrada que existe entre elas.
     Nesta imagens estão representados as seguintes personagens: 2 pessoas a discutir e uma criança num triciclo.
      O aspecto social criticado é a violência presente nas famílias de todo o mundo.
      Na minha opinião, este imagem está muito boa, e de uma forma bem expressa, olhando para este cartoon percebe-se logo da mensagem que transmite sobre a violência.

   Alice Correia 9º.C

segunda-feira, 5 de março de 2012

Comentário ao cartoon "Humanidade em Ação", por André Figueiras

    O autor deste desenho tem nacionalidade francesa e chama-se Stephane Peray.
Este cartoon foi publicado no jornal Gulf News no ano de 2007 e o seu título é “Humanidade em ação”.
    As cores que mais predominam neste cartoon são o azul e o verde, emitando as cores do globo terrestre.
    Nesta imagem vemos umas mãos humanas que tentam fechar o seu próprio caixão , como se
estivessem a tentar suicidar. Na minha opinião, este cartoon é como um alerta para a sociedade em geral, avisando-nos de que, se continuarmos assim, estamos a condenar o nosso próprio planeta.
    Eu escolhi este cartoon porque me chamou a atenção de uma maneira engraçada e me fez perceber que nos estamos a autodestruir, lentamente.
     Penso que este cartoon está bem feito devido às cores que nos chamam atenção e à imagem, advertindo-nos para as consequências dos nossos atos.


André Figueiras - 9.ºC

4º sessão - cartoons - TV


     O autor deste cartoon é Panos Maragos e é grego, o seu titulo é “TV e foi publicado na revista  TV Ethnos, em 2007. Para aceder ao jornal, clique aqui.
    Neste cartoon vemos um pódio de atribuição de prémios feito de objetos que nos são familiares: uma televisão, um rádio e um livro.  Quanto maior é o objeto, menor é a personagem que o representa. O primeiro lugar é atribuído à televisão, o segundo à rádio e o terceiro ao livro.
Penso que se critica neste cartoon os jovens que, hoje em dia, em vez de se preocuparem mais com a leitura e/ou rádio, veem mais televisão e não querem saber dos livros que tanto ensinam. É visível que a leitura e à rádio que ficam para trás por  a televisão ser mais ‘’importante’’ para as pessoas.  As crianças são, desde cedo, habituadas pelos pais a fazer disso o seu passatempo e são praticamente educadas pela televisão.    
Na minha opinião, os livros são importantes para o nosso desenvolvimento intelectual e cultural, embora a televisão também nos dê bastante informação e fale sobre mais assuntos do que os livros e às vezes mais importantes.
Gostei bastante deste cartoon que denuncia um dos problemas mais graves da sociedade atual.